O que podemos dizer sobre o design no atual mercado? Um mercado volátil na busca de inovação e tecnologia. Qual o papel do designer dentro das empresas? Sua contribuição para o crescimento da empresa. Quando transitamos de um estudo teórico para uma realidade prática na área de design, percebemos que a formação do conceito ‘design’ ainda está muito imatura dentro da sociedade brasileira.
Atualmente um novo termo surgiu nos salões de beleza, para nomear uma prática de trabalho que virou negócio: o famoso ‘design de sobrancelha’. Em termos teóricos, o termo aplicado a esse novo profissional está erroneamente empregado. Segundo os autores Manzini e Ferlauto, design é projetar, oferecer significado, objetivo e função social; uma conotação sobre o conceito ‘design’ que, de fato, a sociedade ainda não compreendeu.
No mercado atual, o designer tem se alocado em uma função de tornar as coisas ‘bonitas’, responsável pela parte estética do produto final. Se preocupar com o belo ou no conforto visual não é errado, contudo o erro surge na sintetização da função do designer na qual a sociedade estabeleceu, cujo o emprego é muito mais profundo. Um erro conceitual que se consolidou pelas pessoas e até pelo próprio designer inserto e movido pelo mercado.
De fato esse profissional foi recentemente inserido no mercado, portanto conhecer a fundo sobre sua habilidade e função como todo ainda é algo complexo para ser concretizado. Estamos em uma fase de transição, em um tempo volátil, com a capacidade ainda de modelar esse conceito e sua função no mercado. Portanto, é tempo de formar uma nova geração de designers para que realizem diferença, ampliando a prática do design e transformando o patamar da valorização desse profissional. Que seja um novo impacto que está por vir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário