domingo, 25 de outubro de 2009

Dos Palcos Para a Realidade ... Ou Não



A série é desenvolvida para o site Bravo!. A proposta dos vídeos é reproduzir para o meio digital as entrevistas realizadas primeiramente para a versão impressa da revista. Os entrevistados são os personagens de peças em cartaz no circuito paulistano de teatro. Armando Antenore é o jornalista responsável pela idealização do projeto e pelos roteiros das entrevistas.


Como proposta estética, são usadas três câmeras nas capturas dos vídeos: duas que enquadram o personagem e uma o entrevistador. Os ângulos escolhidos para o enquadramento valorizam também o cenário das peças, onde geralmente acontecem essas filmagens. Os quadros são na maior parte do tempo fechados nos rostos do entrevistado e do entrevistador, alternando entre perguntas, respostas e reações dos interlocutores.

Na Bravo!, as entrevistas funcionam de uma maneira diferente dos vídeos. Os personagens não estão completamente presentes, pois a atuação não pode ser vista. Apenas a essência está impressa nas respostas dadas às perguntas do entrevistador. Já nos vídeos, os personagens estão completos, intreragindo com Antenore e, por que não dizer, com os expectadores.

As experiências entre mídias são diferentes, mas uma não tira o valor da outra. ao ler a série Máscara, na revista Bravo! o leitor é levado a imaginar a atuação do personagem, que aparece sempre na página ao lado em uma foto segurada pelo ator ou atriz que o interpreta.

O que torna essas entrevista interessantes é o fato de elas serem lúdicas e demonstrarem a opinião de alguém irreal, de um personagem inventado, que é, claro, passa pelo filtro de alguém que existe, o ator ou a atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário