domingo, 25 de outubro de 2009

Pouco Tempo, Muita Idéia e 2 Câmeras nas Mãos

O objetivo das entrevistas em vídeo que vão compor o conteúdo do programa Cilclo, é gerar uma discussão sobre design, reciclagem e sustentabilidade. Partindo disso buscamos diferentes opiniões de teóricos e profissionais envolvidos com as duas áreas. Essas escolhas foram se transformando com o decorrer do trabalho. Surgiam novas referências e idéias para continuar o documentário.

A primeira pessoa que entrevistamos foi Lúcia Rosa, a artista e coordenadora do projeto Dulcinéia Catadora. A abordagem foi pelo telefone. Marcamos uma entrevista filmada no ateliê do coletivo e esta aconteceu pouco tempo depois. Capturamos uma hora e meia de material.

A partir daí buscamos entrevistar alguns professores nos intervalos das aulas. Queríamos contrapor ou complementar os argumentos obtidos.

De fora da universidade fizemos contato com diretores de arte de algumas editoras com carroceiros envolvidos com a coleta de papelão, matéria prima do projeto Dulcinéia Catadora e com consumidores de livros em geral, tanto abordados na universidade quanto nas ruas de São Paulo.

Algumas condições adversas como a disponibilidade de horário dos entrevistados e o prazo de entrega do projeto limitaram a profundidade da discussão do programa. Sabíamos que não contaríamos com os equipamentos ideais para a captura de áudio e vídeo e que por irmos até os nossos entrevistados e não o contrário, seria questão de sorte termos luz suficiente para as filmagens. Mesmo assim garantimos a inteligibilidade do material registrado.

As entrevistas Foram realizadas na maioria das vezes por uma equipe de duas pessoas. Uma responsável pela condução da entrevista propriamente dita e a outra por monitorar o áudio e operar as câmeras, geralmente duas, dispostas em tripés. As perguntas eram todas préviamente elaboradas em grupo.

Da decupagem tivemos a primeira seleção de cenas e a concepção do roteiro, ainda em processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário