Hoje, em meio a várias inovações tecnológicas nos deparamos com um novo tema, um novo modismo que é a reutilização.Esse é um tema controverso no design porque estamos falando de um processo muito mais artesanal do que industrial. Mas essa não deixa de ser uma tendência a ser levada em conta, afinal, estamos caminhando para um mundo que vê a produção industrial de outra forma.
Além de estimular a criatividade, esses produtos reutilizáveis são bonitos e e atende as necessidades de quem adquirir um desses produtos. Afinal, atender às necessidades é uma das funções do design.
Está se criando um novo conceito de design em todo o mundo, uma nova filosofia de responsabilidade sócio-ambiental. Os profissionais e estudiosos mais antenados já estão aderindo ao eco-design e ao design sustentável para acelerar a mudança nos processos de produção e consumo e ajudar a criar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento.
Hoje os designers desenvolvem projetos simples ,sem descuidar do fator estético , geralmente têm custo de produção menor, pois utilizam menos materiais e permitem maior facilidade de montagem e desmontagem.
As questões sobre sustentabilidade são reais, atingi a todos nós e está presente em tudo o que fazemos. Precisamos mudar a maneira de ver o mundo, as relações de consumo, é uma questão de sobrevivência!
Nenhum comentário:
Postar um comentário