terça-feira, 20 de outubro de 2009

Simplicidade na Moda

O termo simplicidade, num mundo materialista é uma palavra que nos remete a escassez, que em dias atuais se tornou “moda” dentro do campo do design.

O design é um campo muito extenso e importante na sociedade, pois é a partir dele que a maioria das tendências, cultura, moda, etc, quer seja no campo do design gráfico quanto no campo do design digital são agentes influentes no mercado.

O que é simples é bonito. Sem exagerar nos detalhes e cores, balanceado, “clean” e com o objetivo claro quanto a sua função. Essa é a moda no design hoje, a simplicidade entrou para criar um novo estilo. A exemplo disto o produto de design criado pelo japonês Ichiro Iwasaki, sua chaleira de inox contra ferrugem, ganhou o prestigioso concurso 2006 iF award (http://www.ifdesign.de/index_e) que surge todo ano em Hanover na Germânia, na qual segundo Iwasaki o produto se apresentou com um estilo minimalista e chamando a atenção pela sua simplicidade e fácil usabilidade.

(fonte: http://images.businessweek.com/ss/07/04/0419_andfork/image/5-iwasaki.jpg)

Premiado em 2009 no mesmo concurso, o designer brasileiro Fernando Prado, a luminária Super Bossa, da Lumini.


(Fonte: http://decorandotudo.com.br/wp-content/uploads/2009/03/superbossa.jpg)

Além destes produtos, existem também muitos outros exemplos na parte dos designers digitais, a modelo disso os produtos da empresa Machintosh se aplicam claramente na presença do design de produto e de interface em sua solução.


(fonte: http://www.techmixer.com/pic/2008/02/mac4lin-make-linux-desktop-look-like-mac-os-x-leopard.jpg)

A simplicidade, pouco que se tornou muito. Agora quanto menos, melhor. Nova tendência do design e abraçado pelo mercado. O simples virou moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário