domingo, 25 de outubro de 2009

Design capitalista

Hoje o mercado dos softwares é um dos que mais geram lucro para as empresas. A partir desses softwares se firmam segredos de uma empresa e a sua base financeira, na qual uma vez revelada perde-se o seu domínio.

No mundo dos designers os softwares mais utilizados, atualmente, são aqueles que trabalham com os gráficos, animações, ilustrações, etc, portanto, necessitam de programas e máquinas mais potentes para que os produtos de sua criações alcancem as metas financeiras de uma empresa.

A partir do software, criado por um programador, um designer desenvolve uma peça gráfica, e esse é lançado no mercado, por um profissional em marketing. Essa cadeia de processos geram sequências de lucros. As empresas privadas visando gerar maior lucro, tentam realizar mais ciclos desse processo, embasado no modelo capitalista, motivam os clientes a se tornarem cada vez mais consumistas, exigindo maior frequência de inovação e consequentemente maior consumo.

Por outro lado os softwares são incentivados a serem desenvolvidos e aprimorados, contribuindo para que os designers aprimorem também no conteúdo de suas peças, podendo desenvolver com mais facilidade e possibilitando com que o usuário seje mais participativo e interaja cada vez com o seu produto.

Portanto o design é uma profissão muito importante num meio captalista, contribuindo para o seu exercicio e desenvolvimento em tendências, agregando valor ao produto e na cultura de seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário