quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Discussão sobre o Design

Em meio à conjuntura atual, na qual o paradoxo da superpopulação se contradiz com o conceito de massificação e o capitalismo se torna intrínseco em sua potencialidade, somos, como jovens designers, convidados a atentar para as questões éticas e de valores pelas quais os produtos por nós desenvolvidos proporcionam para essas dimensões da sociedade.

Cabe, entretanto, esclarecer os aspectos do conceito de design que aqui se contempla. Segundo Bernard Löbach,um teórico conceituado de design, a manipulação de objetos promove modelos mentais, valores e status. Ou seja, as tecnologias e a função dos próprios objetos de design proporcionam mudanças nos processos cognitivos; e as escolhas dos elementos da linguagem visual e o material utilizado promovem mudanças na cosmovisão e na posição social, pois estes atributos são carregados de significados e símbolos que, por sua vez, estão associados a idéias e filosofias.

O designer é aqui compreendido como um manipulador de signos e valores ao fazer escolhas desses atributos. Portanto, os produtos desenvolvidos possuem um caráter político e, como jovens designers, tememos a conjuntura futura que, quase involuntariamente, projetamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário